top of page
Buscar

Lares & Famílias disfuncionais


Um lar disfuncional é aquele onde o lugar das necessidades emocionais não encontram um lugar de acolhimento para serem supridas. Podem se apresentar de muitas maneiras mas os efeitos mais comuns são:


- Crianças que aprendem desde muito cedo mecanismos de insegurança e desafios na capacidade de regularem suas emoções e se relacionarem.


- Lares com presença de vícios como abuso de álcool e drogas.


- Ambiente com brigas constantes com diálogos violentos e com ausência de alicerces básicos de inteligência emocional.


- Ambiente com violências físicas presentes.


- Membros da família que utilizavam na "punição silenciosa", o famoso "dar um gelo" um nos outros, onde ficavam sem se falar por longos períodos de tempo, mesmo morando na mesma casa.


Alienação Parental, que é quando adultos colocam as crianças como moeda de troca diante dos desentendimentos do relacionamentos de casal e elas por sua vez se percebem na necessidade de comprar um lado. A alienação parental traz grandes prejuízos grandes para o desenvolvimento cognitivo de uma criança. Não existe EX PAI, assim como não existe EX MÃE.

É um jogo de poder que ninguém ganha.


- Pais que competem uns com os outros e projetam o comportamento nos filhos.


- Rigidez extrema em regras em relação à política, manifestação de afeição, dinheiro, trabalho doméstico, etc.


- Comportamentos danosos que inibem a demonstração de emoções, sentimentos e contato com intimidade e acolhimento com outras pessoas da família.


- Comportamentos compulsivos com comida, trabalho, jogos, vícios.


- Comportamento sexual inadequado.


A criança que conviveu com experiências muito dolorosas na infância geralmente se torna um adulto que inconscientemente recria situações muito parecidas na busca de tentar conseguir domínio sobre elas. A constelação familiar te auxilia na compreensão do EU ADULTO para que sua capacidade de confiar em si mesma seja nutrida e com o entendimento dos conflitos você possa se conectar com relacionamentos saudáveis.

Não existe efeito de causa única. Tudo é uma teia de familiaridade.

Aqui não buscamos culpados, buscamos a consciência de saber que modos de sobrevivência nascem lá atrás, no chão da infância.


Ressignificar é possível para que um lar saudável venha através de você.


Paloma Garcez

Terapeuta | Consteladora Familiar

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page